quinta-feira, 21 de junho de 2012

Semana do Meio Ambiente e da Rainha da Ecologia

2ª FEIRA – 04/06/12
Mesa Redonda – Religiosidade e cuidado com a Natureza
Moderadora – Professora Maria Inês Pacheco
Mesa:
- Profa. Dra. Isabel Cristina de Moura Carvalho - Programa de Pós-Graduação em Educação PUC/RS/ Educação Ambiental como Educação Moral do Século XXI
- Irmão Antonio Cechin – Igreja Católica/Pastoral da Ecologia

- Ministro Emerson Moure Etur – Igreja Messiânica Mundial do Brasil

- Presidente Everton Alfonsin – Federação Afroumbandista e Espiritualista do RGS
Nesta noite fria, através de um diálogo inter-religioso, foi explanado como cada tradição estabelece sua ritualistica  com relação a natureza, no universo simbólico de cada crença, e suas contribuições para a defesa das obras do Divino. Tais contribuições religiosas, inspiradoras e educadoras em suas comunidades, através do cuidado com a vida, nos ajuda a perceber que todos fazemos parte da mesma comunidade planetária. Tais processos religiosos, culturais, educativos, vão ao encontro da pesquisa liderada pela Professora Drª Isabel que contribuiu na  interlocução discorrendo sobre seus estudos sobre práticas ecológicas e religiosas.
"Participei da semana de meio ambiente da Fauers na mesa Religiosidade e cuidado com a natureza. Queria dizer que foi uma experiência muito importante e que fiquei muito feliz com o clima de amizade inter-religiosa tanto entre os participantes da mesa quanto entre os participantes do evento, o que conferia um clima de espiritualidade solidário ao evento. De fato, esta mentalidade é um modo de viver a utopia ecológica desde já, em situações como a que a FAUERS promove, adiantando o que pode ser uma sociedade verdadeiramente inspirada em valores do bem viver em paz entre os humanos e não humanos."
Profa. Isabel C. M. Carvalho - PPGEDU/FACED- PUCRS (recebido por e-mail)
O debate seguiu com os presentes: Sr. José Carlos do Lago da Igreja Messiânica, Srª Honória Maria Cunha da Associação Universalista Rosa Mística, Professora Drª Elza Avancini, Professora Jalila Uequed, Professora Sirlandia Guiler da Secretaria Municipal de Educação/Canoas - Diretoria de Educação Continuada e Diversidade, que contribuiram com suas considerações.
O encontro teve as presenças de representantes da Uniaxés, ONG Senhora das Águas, Galpão de Reciclagem de Canoas, Centro de Umbanda Iemanjá, Casa de Caridade Pai Thomé, Tenda de Umbanda Xangô da Mata de Gravataí, alunos da UFRGS, PUC e Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Projeto Religiões Afrobrasileiras e Meio Ambiente, além de demais representações da FAUERS, Igrejas Messianica e Católica.

3ª FEIRA – 05/06/12
19h30 -Seção Documentário: “Água - Ouro Azul”
http://www.youtube.com/watch?v=mQyoUDfhFVo

Neste dia Mundial do Meio Ambiente foi oportunizado o Documentário sobre a Guerras da Água. Reunidos a noite para assistir e debater estavam representantes da FAUERS, Projeto Arroio Araçá Nosso Rio Guri, Casa de Caridade Pai Thomé, Centro de Umbanda Guardiões de Aruanda de Sapucaia do Sul, Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Canoas, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social - CREAS/Canoas.

Este documentário apresenta as problemáticas da água, nas mais diversas instâncias, pelo qual o Movimento Romaria das Águas vem a 19 anos buscando sensibilizar as comunidades e governantes. O filme aborda, sob o enfoque político, social e ambiental, os excessos na agricultura, nas cidades, da indústria, que resulta na poluição, contaminação e extinção dos mananciais. Apesar deste dia marcar os 40 anos da instituição mundial do Dia Mundial do Meio Ambiente em diversos países do mundo ocorrem a manipulação e a corrupção de Governos e corporações resultando na privatização da água, numa nova forma de escravidão do consumo, na transferência dos mananciais para outros locais pela exportação de água engarrafada, no controle de áreas ricas em sua hidrografia buscando garantir fontes de água. Neste momento o filme apresenta o sul do Brasil, devido ao Aquífero Guarani, como uma das maiores fontes de água doce do mundo, sob a mira da família George W. Bush, que teria comprado milhares de acres de terra no Paraguai, que também está sob o aquífero. E aí o filme justifica seu nome, pois a família petrolífera Bush estará mudando o foco do Ouro Negro para o Ouro Azul?

4ª FEIRA – 06/06/12
Mesa Redonda – Ecopropostas
Moderadora – Maximila Tavares de Quadros Coelho - Licenciada em História, Mestranda em Educação
Mesa:
- Ecofeminismo – Prof. Matilde Cechin - ONG Caminho das Águas e da Rede Mística Feminina do Meio Popular: O feminino da natureza e a natureza do feminino unidos num desafio: o ecofeminismo propõe que a luta pelos direitos da mulher não seja separada da luta pela reparação dos ecossistemas que sustentam a vida. A presença dos princípios feminino e masculino na natureza  deve aproximar mulheres e homens para que se unam, desenvolvendo a cultura do cuidado, da reconciliação e da paz, respeitando e preservando a vida em todas as suas manifestações. 
- Ecogastronomia – Iolanda de Antoni – Técnica em Segurança Alimentar - A  indústria de alimentos impõe grandes impactos ambientais, desde a produção de gás carbônico, passando pela grande utilização de água e alta produção de resíduos no consumo. A ecogastronomia busca incentivar e divulgar as hortas orgânicas, o aproveitamento total de alimentos, o uso de alimentos frescos, a reciclagem, a compostagem e a prática da culinária saudável e  sustentável.
- A Cúpula dos Povos e a Rio+20 - Pádula Rita Ferreira – Graduanda da Faculdade de Educação/ PUC e Lucía Copelotti Guedes Graduanda em Antropologia da UFRGS. – Contraponto entre estas duas conferências – uma organizada pela sociedade civil e outro pela ONU reunindo governos - e seus pontos de vista sobre a “economia verde”: economia capitalista, lógica de mercado, poder da economia  X economistas ecológicos, justiça social e ambiental.
Indicação de visita pelas palestrantes:
http://carosamigos.terra.com.br/index/index.php/cotidiano/2134-boaventura-souza-precisamos-da-rio-40-porque-a-rio-20-ja-foi
- Ecopedagogia e Ecologia Humana – Prof. Maria Inês Pacheco – Pedagoga, Orientadora Educacional, Sócioeducadora - A ecopedagogia é um movimento que nasceu durante a ECO 92 que propõe a construção de métodos pedagógicos que contribuam com o indivíduo e com a comunidade para uma relação positiva no social e com o natural – a pedagogia do cuidar deve contribuir para mudar comportamentos inadequados com a vida, para que vivamos juntos, coletiva e cooperativamente. A Ecologia Humana, por sua vez, vem surgindo para uma psicologia ambiental, buscando articular o emocional, com o físico e com o social, pois os problemas ambientais (sociais e naturais) são criados pelo ser humano, que, por sua vez, interferem nas condições da existência humana.
Indicação de visita pela palestrante:
http://ecopedagogiars.blogspot.com.br/
- Gestão Ambiental de Frota de Veículos - Everton Alfonsin - Gerente da Lavrale/Agrale Canoas - apresentando o aperfeiçoamento no setor de transportes através das tecnologias de motores, de combustíveis, na reparação de falhas de veículos e no descarte de resíduos, contribuindo com a redução de impactos ambientais.
Participando no ciclo de debates representantes da ONG Caminho das Águas, da FAUERS, Casa de Caridade Pai Thomé, Centro Ogum Beira Mar, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social/CREAS Canoas, Sociedade Ibiamericana de Serviço Social, professoras da ULBRA.


5ª FEIRA – 07/06/12
Integração Ecológica -  Lançamento Estadual da 19ª Romaria das Águas do Guaíba

Neste friolento dia encerrou-se a semana de reflexões, aprendizagens e integração em volta das questões ambientais organizada pela FAUERS com o apoio da ONG Caminho das Águas – POA, da Igreja Messiânica Mundial do Brasil, da ONG Embrião/Alvorada e do Projeto Ambiental Arroio Araçá:Nosso Rio Guri/Canoas, com um tema para continuarmos a refletir:

 Já parou para pensar quanto da natureza é necessário para manter o seu atual estilo de vida?

Contribuindo para estas reflexões ocorreram vários momentos:

Oficina com Iolanda - Ecogastronomia - degustando alimentação natural

Ao mesmo tempo Pádula/PUC e Lucia/UFRGS envolveram as crianças na oficina de paisagismo ecológico.

Oficina com Nelson Diehe - Alimentação saudável com folhas e grãos

 E as crianças seguiam com Pádula na contação de histórias.

Hummm!!! teve almoço. -

Josué e Marcos da ONG Embrião seguiram com a apresentação dos brinquedos eco- lógicos e a oficina de papietagem

...construindo peças de xadrex com jornal e cola especial.

Depois teve uma partida de Xadrex entre o professor Marcos da ONG Embrião e Fernando da Casa de Caridade Pai Thomé.

 E o momento de reflexão de Pádula e Lucia com as crianças do Axé Jovem?
Rendeu frutos depois das flores.
"Foi significativo termos participado da semana do Meio Ambiente de 2012 junto a FAUERS. Foram momentos de aprendizagem com diferentes saberes, gostos, sabores e sobretudo refletirmos sobre a relação do homem e natureza. Parabéns a todos que participaram e contribuíram ao evento." 

Pádula e Lucia. (enviado por e-mail)

A Professora Lígia Beatriz  e Nelci Beatriz do Jorei realizam uma apresentação da Ikebana:
"A missão da flor é alegrar a vida, elevar o nível do sentimento humano e harmonizar o ambiente, estabelecendo uma estreita ligação do ser humano com seu Criador, por meio da natureza."

Por fim a Professora Matilde de ONG Caminho das águas realiza uma oficina de compostagem com os restos de alimentos e flores das oficinas.

Um dia cheio: de integração, beleza, brincadeiras, degustação, aprendizagem, harmonia, alegria...
Participaram representações da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Esteio, Grupo Unir Raças/Esteio, Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Grupo Axé Jovem, Associação Universal Rosa Mística, Casa de Caridade Pai Thomé, Ile Axé Oxum Docô, PUC, UFRGS, Centro de Referência Especializado de Assistência Social CREAS/Canoas, além de visitantes.
Que a Senhora das Águas abençõe a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário